quarta-feira, 29 de junho de 2011

Campanha de Vacinação contra Poliomelite

No dia dia 18 de junho as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) de idade receberão a 1° dose da gotinha contra a poliomielite, conhecida como paralisia infantil.
Lembrando que a campanha de vacinação contra o sarampo vai se estender até 22 de julho.

O Polo de vacinação da equipe Constantino Menelau foi na Igreja Católica Santa Rosa de Lima,situada na microarea do agente de saúde Daniel, na Rua Sebastiam bach.
No dia 13 de agosto, os menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem retornar aos postos para receber a segunda gotinha contra a poliomielite.




Para a divulgação do polo e datas da vacina foram confeccionados planfletos informativo

Os profissionais de saúde verificarão a necessidade de aplicar outras vacinas com atrasso na caderneta de vacinação da criança.
Foram feita distribuição de pirulito e bolas para a crianças.




Para 2012, a campanha de vacinação infantil contra a poliomielite terá como novidade a dose única. O objetivo é ampliar ainda mais a cobertura vacinal, garantindo que crianças de todas as localidades sejam vacinadas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os últimos casos de paralisia infantil foram registrados em 1989, contudo, em algumas regiões da África, Ásia e Mediterrâneo ainda podem ser observados indícios da circulação do vírus, o que torna possível o risco da doença ser trazida ao Brasil.

Por isso, é necessária a realização constante de campanhas de vacinação, com efeito de bloqueio para a Poliomielite.


terça-feira, 28 de junho de 2011

Multirão da saúde no mês do trabalhador

No mês do trabalhador a equipe Constantino Menelau investiu na promoção da saúde.
No sábado dia 28 de maio foram realizados teste de glicose, aferição de pressão, teste de IMC e medida da circuferencia abdominal daqueles trabalhadores que tem dificuldade ao acesso da unidade de saúde durante a semana devido ao trabalho.


A Tecnica de Enfermagem Shirlei Abreu realizou o teste de de IMC (Indice de Massa Corporal) da população e deu orientações e dicas de saúde.



Durante a atividade, a população recebeu informações e dicas de uma alimentação saúdavel.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Terapia Comunitária na Roda de Conversa!




No dia 18/05/2011 tivemos a presença da Terapeuta Comunitária Alessandra Flores para realizar uma roda de Terapia Comunitária (TC).




Pra quem não conhece a TC, vamos falar um pouquinho desse espaço que fez tão bem a Equipe Constantino Menelau.

A Terapia Comunitária foi fundada em 1987 pelo Médico e Antropólogo Adalberto Barreto na favela de Pirambu - Fortaleza/CE.
Desde o inicio o professor Adalberto percebeu que não poderia trabalhar na favela do mesmo modo como trabalhava no hospital ou no consultório, prescrevendo remédios e abordando as pessoas individualmente. Ele concluiu que a prioridade daquele grupo era a criação de uma rede social e de solidariedade.

E a TC é isso gente, um espaço publico e aberto; onde nós trocamos e dividimos nossos sentimentos, sejam eles bons ou ruins; e juntos contruimos nossa rede compartilhada. Ela investe na capacidade dessa populaçãode autogerir-se, resgatando a identidade cultural e os valores de cidadania.

"A enfermidade esta intimamente relacionada com a cultura"

Luiz Duarte
Fonte: www.mismecdf.org/tc.php

Até a próxima,
Equipe Constantino Menelau

Confiram as fotos
Nosso aconchegante balanço. Nesse momento cada um fala o que levou desta roda.


Essa foto não podia faltar. Nossa marca registrada!