quinta-feira, 24 de março de 2011

24 de Março, dia Mundial de Combate a Tuberculose!!

Você sabe o que é Tuberculose?, e mais, como ela é adquirida???
Nós hoje, vamos esclarecer um pouco sobre esta doença que ainda MATA se não for tratada corretamente.

A Tuberculose é uma infecção causada por um microorganismo chamado Mycobacterium tuberculosis, também conhecido por bacilo de Koch. A doença costuma afetar os pulmões mas pode, também, ocorrer em outros órgãos do corpo, mesmo sem causar dano pulmonar.

A tuberculose é mais comum nas áreas do mundo onde há muita pobreza, promiscuidade, desnutrição, má condição de higiene e uma saúde pública deficitária. Os paises com maior incidência da doença são a Índia, China, Indonésia, Bangladesh, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Congo, Rússia e Brasil.

Geralmente, pega-se a doença pelo ar contaminado eliminado pelo indivíduo com a tuberculose nos

pulmões. A pessoa sadia inala gotículas, dispersas no ar, de secreção respiratória do indivíduo doente. Este, ao tossir, espirrar ou falar, espalha no ambiente as gotículas contaminadas, que podem sobreviver, dispersas no ar, por horas, desde que não tenham contato com a luz solar. A pessoa sadia, respirando no ambiente contaminado, acaba inalando esta micobactéria que se implantará num local do pulmão. Em poucas semanas, uma pequena inflamação ocorrerá na zona de implantação. Não é ainda uma doença. É o primeiro contato do germe com o organismo (primoinfecção). Depois disso, esta bactéria pode se espalhar e se alojar em vários locais do corpo.

Se o sistema de defesa do organismo estiver com uma boa vigilância, na maioria dos casos, a bactéria

não causará doença, ficará sem atividade (período latente). Se, em algum momento da vida, este sistema de defesa diminuir, a bactéria que estava no período latente poderá entrar em atividade e vir a causar doença. Mas, também há a possibilidade da pessoa adquirir a doença no primeiro contato com o germe.

Quais os sinais e sintomas?

  1. Tosse persistente que pode estar associada à produção de escarro;
  2. Pode ter sangue no escarro ou tosse com sangue puro;
  3. Febre;
  4. Febre sempre no mesmo horário;
  5. Perda de peso;
  6. Perda do apetite;
  7. Fraqueza.

Agora que você já sabe um pouco sobre esta doença, se você ou alguém que conheça, apresentar algum destes sintomas, PROCURE O POSTO DE SAÚDE MAIS PRÓXIMO DA SUA CASA. O Tratamento é GRATUITO e se for feito de forma correta as chances de cura são de 100%.

Vamos usar os dados estatísticos a nosso favor, mudando o número de pessoas infectadas para pessoas curadas!


Contamos com você!


Até mais,

Equipe Constantino Menelau

Um comentário:

  1. Parabéns pela participação na caminhada. Se possível postem no blog fotos para divulgar a participação da equipe na caminhada.
    Obrigado

    ResponderExcluir